quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Profissão ou humilhação?




Fácil é ouvir que a profissão de professor é linda, já que tantas pessoas admiram e reconhecem que todos os profissionais devem a sua formação ao professor. Nos canais de TV toca até uma linda musiquinha que diz ser o professor a base de toda conquista...

Lindo NÉ!?

Mas o mais interessante de tudo isso é se você comparar a ‘base de toda a conquista’ com profissionais de outras áreas com o mesmo grau de formação. Por exemplo: um médico, em seu consultório, atende por dia uma média de 15 a 25 pessoas; cada pessoa deixa em suas mãos, se for em Marabá, uma média de R$ 150,00; no final do dia ele estará com um bruto de no mínimo R$ 2.250,00, o que ultrapassa em mais de 100 reais o salário bruto que um professor especialista ganha por mês no município de Jacundá com carga horária de 200 h. Daí que a maioria dos professores tem de assumir mais de um emprego para que consiga dar a sua família uma vida digna. Alguns tendo de assumir cargas horárias que, às vezes, ultrapassam às 300 h. 

É um absurdo!!!

Os professores da Rede Estadual de Ensino do Pará já estão em greve há mais de trinta dias para que o piso salarial nacional seja respeitado pelo (dês)governo Jatene... Em ato público, uma caminhada que terminou em frente à SEDUC, os professores ao invés de serem recebidos por uma comissão do governo para negociações foram recebidos pela tropa de choque e cavalaria da PM...


É isso o que se faz com a ‘base de toda a conquista’...

Coisas desse tipo acontecem no estado desde a criação do SINTEPP (Sindicado dos Trabalhadores em Educação do Estado do Pará), e o mais interessante é que o povo parece não perceber tamanhas injustiças cometidas pelo tipo de governo que elegem. Sabíamos que o governo PSDBista é o grande responsável por genocídios como o da curva do S em Eldorado do Carajás... como pudemos esquecer de coisas assim e elegermos para mais quatro anos esse governo repressor?


Está na hora de nos politizarmos, de percebermos que só através da política é que mudaremos esse país, mas desde que repudiemos esse tipo de governo que oprime, ridiculariza e humilha os seus próprios educadores!

Abaixo a falsidade pregada pelos governos em relação à educação!
10% do PIB para a educação!
Fora Jatene!!!

2 comentários:

  1. Fora toda essa corja de hipocritas que fazem sombra , exemplificando com estatisitcas mentirosa, o elevadissimo arrocho salarial, e supostas condições de trabalho oferecidos a categoria.E com subsidios de infintas magnitude para oportunizar cursos dirigidos a crescente formação profisisonal do educador.
    Bando de cinicos.
    Por isso infelizmente , e necessa´rio dizer que os jovens não se encaminhe neste direção profisisonal, que se engaje em outra area de maior visibilidade social e economica.UM profissão arrojada e bem remunerada.

    ResponderExcluir
  2. Por que não tens compartilhamento para o facebook e outros sitios,......

    ResponderExcluir